Orçamento à Medida
Arrendar um escritório é dispendioso. Não só tem que contar com a renda, mas todos os serviços implicitos com luz, telefone e internet o que pode significar uma quantia substancial do seu rendimento.
Amizades e Negócios
É certo que networking é fundamental, mas gerindo um negócio é difícil arranjar tempo. Espaços Coworking são a solução perfeita, com novas pessoas para troca de ideias e contactos comerciais.
Energia Criativa
Você pode quase sentir a sua mente despertar quando entra num ambiente "criativo". Há algo sobre o "acaso" e variedade de pessoas num Espaço Cowork que gera uma autêntica Energia Criativa.
Recursos
Ter acesso a recursos (de qualidade) no mesmo espaço facilita o planeamento, na hora, para obtenção de soluções imediatas nos seus projetos, ajudando-o a expandir o seu negócio com o mínimo risco.
Credibilidade
Encontrar clientes num café uma ou duas vezes é aceitável mas, eventualmente, precisará de provar o seu profissionalismo. Espaços Coworking são sem dúvida impressionantes para o efeito.
Clientes
Estando na presença de empresários de vários sectores, oportunidades de negócio irão surgir. Poderá rapidamente observar o boca-a-boca e as referências sendo proporcionadas de forma natural.
Coworking é um modelo de trabalho que se baseia na partilha de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área/sector, podendo inclusive reunir entre os seus ocupantes profissionais e trabalhadores independentes. É uma maneira utilizada por muitos profissionais autónomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como Home Office. Pessoas e empresas que trabalham em ambiente coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em grupo.
Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais diferem do coworking, por não compartilharem dos aspectos social, colaborativo e informal. As práticas de conduta do coworking fazem com que este modelo se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.
Num momento em que o empreendedorismo é um fator crítico de sucesso, o desafio de encontrar um espaço próprio para concretizar os novos projetos, realizar as reuniões com os Clientes, é muitas vezes a fronteira entre o avançar superando todos os obstáculos e parar, face a às condições de mercado cada vez mais exigentes. O COWORK procura dar resposta a e garantir a superação dessas exigências. Hoje, mais do que uma tendência, o coworking é uma realidade e uma alternativa efetiva de sucesso.